Mudar para Portugal não é uma decisão fácil e requer muito planejamento. As vezes não sabemos por onde começar, e na ansiedade, esquecemos de muitas coisas que podem fazer diferença mais lá na frente.

As pessoas sempre me perguntam como é o processo para mudar pra Portugal. O que precisam fazer e o passo a passo. Então, resolvi criar uma série de posts com o check list da mudança para Portugal.

Nesse primeiro post, quero contar o que você precisa organizar antes de vir. As coisas que você precisa deixar organizado no Brasil e o que precisará nos primeiros dias em terras lusitanas.

Passaporte

Para viajar para algum país da Europa, é preciso ter o seu documento de identificação numa viagem. O passaporte. Ele precisa ter uma validade mínima de 3 meses, durante a viagem que for fazer.

Para fazer o passaporte é preciso entrar no site da polícia federal e solicitar a guia de pagamento. Após preencher os dados e realizar o pagamento, o site disponibiliza o agendamento. Você irá definir o melhor dia de ir a polícia federal tirar foto e assinar o passaporte.

O passaporte brasileiro tem validade de 10 anos e o custo é de 257,25.

O prazo de entrega é entre 6 e 30 dias úteis!

Visto x Mudar para Portugal

Para mudar para Portugal e poder morar aqui, existem 7 tipos de vistos. É preciso pesquisar qual deles se encaixa no seu perfil e ir ao consulado português solicitar o visto. Clique aqui, para acessar o site do consulado português.

Os 7 tipos de visto são:

D1: Exercício de atividade profissional subordinado;

D2: Exercício de atividade profissional independente ou para empreendedores;

D3: Atividade de investigação ou altamente qualificada;

D4: Estudo, intercâmbio de estudantes, estágio profissional ou voluntariado;

D5: Mobilidade de estudantes do ensino superior;

D6: Para efeitos de reagrupamento familiar;

D7: Reformados, religiosos ou pessoas com rendimentos

Em breve farei um post explicando detalhadamente cada um desses vistos.

Passagem

Comece a pesquisar as passagens para a possível data da sua mudança. Fique atento a promoções, uso de milhas e se é mais barato vir em voo direto ou voo com escala.

Costumo indicar os seguintes sites para pesquisa, além dos sites das próprias companhias aéreas:

Uma recomendação importante: faça as pesquisas com o seu navegador em modo anónimo. Os sites reconhecem o seu ip e colocam cachês e cookies para reconhecer o usuário. O que afeta os preços apresentados.

Fonte: Skyscanner

Documentos

Para os seus documentos serem válidos em Portugal, é preciso fazer o apostilamento de Haia.

O apostilamento é um selo ou carimbo emitido pelas autoridades competentes, colocado no documento como forma de certificar sua autenticidade para que assim seja válido em outro país.

Geralmente é preciso fazer o apostilamento nos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento; certificados de cursos, certificados escolar

Primeiro os documentos deverão ter a assinatura reconhecida da pessoa que o assinou, o cartório coloca um carimbo confirmando que a assinatura é original. Em segundo, é preciso levar esse documento para apostilar, e nem sempre é feito no mesmo cartório que reconheceu a assinatura.

Em cada estado brasileiro, o apostilamento de Haia, tem um valor. Para mais informações sobre os preços e documentos a serem apostilados, clique aqui.

PB4

Um dos itens pedido pelo consulado português ou de qualquer país da Europa, é que a pessoa tenha um seguro saúde quando entrar no país. O agente da imigração pode te perguntar qual é o seu seguro, porque caso aconteça algo durante a viagem, você está preparado.

Para Portugal, Itália e Cabo Verde, não é necessário comprar um seguro, porque o Brasil tem um acordo com esses países, que chama PB4.

O PB4 é um acordo de Segurança Social/Seguridade Social entre Brasil e Portugal que proporciona, entre outros benefícios, proteção na área da saúde aos cidadãos brasileiros em Portugal e cidadãos portugueses no Brasil.

O acordo foi assinado em 1995 e proporciona ao cidadão brasileiro que chegar a Portugal, como turista ou com visto temporário ou de residência, direito à assistência médico-hospitalar e mesmo à aquisição de medicamentos.

Para mais informações, clique aqui.

Procuração

Caso aconteça algum problema que seja preciso resolver com urgência, nem sempre é fácil pegar um avião e voltar pra resolver isso, certo?

Então a solução é deixar uma procuração com alguém de confiança que possa te representar diante de orgãos públicos, bancos e instituições que você saiba que um dia possa ser necessário.

Dinheiro

Toda mudança requer dinheiro, então se prepare! Junte o máximo de dinheiro que puder! Nunca se sabe quanto tempo vai demorar para conseguir emprego.

Ou quanto você terá que investir para alugar um apartamento: os proprietários têm pedido um mês de aluguel e mais alguns meses de caução.

Além dos itens básicos de alimentação, casa, roupa de cama etc, que você precisará comprar para iniciar a vida por aqui.

Imigração

Chegou o dia da viagem e você vem todo empolgado mudar para Portugal. Depois de horas de vôo, você irá para a fila da imigração. Será necessário ter em mãos o passaporte, passagem de ida e volta, o seguro saúde, dinheiro.

O agente vai lhe perguntar o que você vai fazer em Portugal, quantos dias vai ficar e onde vai ficar.

Fique tranquilo, não é um bicho de sete cabeças, responda tudo com segurança e após ter a entrada aprovada: aproveite e conheça a cidade!

Mudar para Portugal - Pastel de Belém
Mudar para Portugal – Pastel de Belém

Venha mudar para Portugal com a mente e coração aberto para receber uma nova cultura, um português com palavras diferente e cheio de sotaques, novas comidas típicas!

Costumo falar que ao mudar para Portugal, você vai dar um restart na vida e começar tudo de novo! Se quiser saber mais sobre como é a vida em Portugal, veja esse post aqui.

Embarque de coração aberto a aproveitar ao máximo a experiência em um país novo e tudo o que lhe trará de conhecimento e amadurecimento.

Espero que minhas dicas ajude a planejar da melhor forma a sua viagem, em breve teremos a continuação desse post! 

Mudar para Portugal é só o começo!

 Dicas de como dar os primeiros passos em Portugal, como tirar seus  documentos e muito mais!

Para não perder os próximos post desse Check List da Mudança para  Portugal! Se inscreva na nossa newsletter!!! 

Se tiver alguma dúvida, comenta aqui e vou tentar ajudar no que puder!

Até a próxima 😉

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

  • Avatar
    Fevereiro 22, 2019 - 1:46 pm

    Bem legal sua publi é um checklist bem completo para quem deseja mudar. Realmente precisa de planejamento e organização!

  • Avatar
    rayanni k
    Fevereiro 22, 2019 - 6:04 pm

    Adorei o post, um dos meus sonhos é conhecer o país, não me mudaria para lá, mas adoraria passas uns longos dias!!!

  • Avatar
    Joana Darc
    Fevereiro 22, 2019 - 6:05 pm

    Oi!
    Eu amo Portugal ❤ é um país incrível, seria um sonho morar lá…

  • Avatar
    Fevereiro 22, 2019 - 8:37 pm

    Toda viagem para qualquer país precisa de um planejamento, uma organização, você trouxe boas dicas que são importantes na hora de viajar, mudar para Portugal é uma maravilha o país é encantador gostei muito do post bjs.

  • Avatar
    Fevereiro 23, 2019 - 12:40 am

    Seu post vai ajudar muita gente! Um dia ainda quero conhecer Portugal.

  • Avatar
    Leandro Maximiano
    Fevereiro 23, 2019 - 1:37 am

    Amei as dicas muito bem detalhada e esclarecedora parabéns

  • Avatar
    Fevereiro 23, 2019 - 10:50 am

    Quantas dicas detalhadas, ótimo post pra quem está pensando em mudar pra terras lusas. Tenho muita vontade de conhecer Portugal, quem sabe um dia, né?

  • Avatar
    Fevereiro 23, 2019 - 3:21 pm

    Olha só que ótimas dicas para quem está pretendendo se mudar para Portugal. Artigo de grande valia.

  • Avatar
    Fevereiro 23, 2019 - 3:42 pm

    Informações muito importantes. Recentemente estava pesquisando sobre o assunto, mas aqui encontrei as informações mais completas. Obrigada.

  • Avatar
    Leandro Maximiano
    Fevereiro 23, 2019 - 8:40 pm

    Adorei o post, Portugal é um país fantástico com uma cultura muito rica e amei as dicas quero segui-las em breve

  • Avatar
    Fevereiro 23, 2019 - 9:55 pm

    Eu amo Portugal e quero muito morar lá depois de me aposentar. Quero muito ler o artigo onde você explica os tipos de vista mais detalhadamente.um beijo

  • Avatar
    Fevereiro 24, 2019 - 7:44 pm

    Oi, tudo bem? Que post mais completo com certeza irá ajudar muito quem está pensando em conhecer ou se mudar para Portugal. Esse é o sonho do meu namorado. Já vou salvar e mostrar pra ele. Deve ser uma diferença muito grande de cultura. Beijos, Érika =^.^=

  • Avatar
    Fevereiro 24, 2019 - 9:54 pm

    Ameei seu checklist, com certeza eu iria pular algumas dessas etapas citadas por você… É muita coisa pra pensar e providenciar que realmente é fácil esquecer de algo. =D

    Beeijoos.
    Mayara Drumond.

  • Avatar
    Fevereiro 25, 2019 - 12:28 pm

    Menina tu me tirou muita dúvida, pretendo ir ah Portugal ainda esse ano, e esse post me salvou.. Está super bem explicado.

  • Avatar
    Fevereiro 25, 2019 - 12:41 pm

    Que legal isso. Nunca viajei pra fora, mas adoraria visitar Portugal, tem lugares lindos lá. Mas n sei se eu me mudaria pra la. Não sabia q tinha q ter plano de saúde antes de ir pra lá.

  • Avatar
    Fevereiro 25, 2019 - 8:33 pm

    Muito legal e útil seu post!! tem muita gente buscando essas informações e ter um post tão detalhado assim ajuda muito!
    Parabéns!

  • Avatar
    Fevereiro 27, 2019 - 1:54 pm

    Amei seu post! Tudo super explicadinho! Informacoes ótimas! Sempre tive dúvidas com relação a isso!! Parabéns pelo post!

  • Avatar
    hebe
    Fevereiro 28, 2019 - 6:37 pm

    Adorei o post. Parabéns! Aqui em casa temos pensado muito nessa questão de morar em Portugal.

  • Avatar
    Março 1, 2019 - 10:15 am

    Morro de vontade de conhecer Portugal. Achei seu post muito rico em informações para aqueles que querem tentar a vida lá. O segredo é planejamento!

  • Avatar
    Março 2, 2019 - 1:30 am
  • Avatar
    Março 3, 2019 - 11:44 pm

    Eiiii Jéssica adorei o check list! Fiquei com uma dúvida, na hora da imigração a pessoa tem que falar que vai morar la pelo tempo determinado na passagem? Ou a passagem de ida e volta é só para constar mesmo?
    Quero ver mais posts da série Mudar para Portugal
    Beijao

  • Avatar
    Juliana
    Março 4, 2019 - 12:15 am

    Adorei esse seu post, começando bem do comecinho de onde precisamos agir! Continue mesmo com essa série de posts, vai ajudar tantas pessoas! Beijos

  • Avatar
    Rosana martins lobo
    Março 13, 2019 - 8:14 pm

    Amei essa instrução já realizei meus planos de morar nesse maravilhoso país em breve estarei em Portugal realizando meu sonho dês de criança eu já tinha vontade de viajar pra Portugal agora poço realizar pois Deus me deu essa tão sonhada viagem

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt