No Castelo de São Jorge é um dos principais miradouros de Lisboa, sua vista 360º da cidade e do Rio Tejo é impressionante e o castelo é rodeado de história.

E não tem como falar desse monumento, sem contar um pouco de sua história.

O monumento Castelo de São Jorge está localizado no bairro Santa Maria Maior, e é constituído pelo castelo, os vestígios do antigo paço real da cidadela medieval, também chamada de Alcáçova, e por uma parte que era uma área residencial para elites.

O Castelo foi construído no Sec. XI, possui 11 torres, as que mais se destacam são as: Torres do Haver/Tombo, Torre do Passo, Torre da Cisterna e Torre de São Lourenço.

Na Muralha Norte é visivel a Porta da Traição, por onde era permitido a entrada e a saída de mensageiros secretos.

Sao Jorge's Castle– entrada do forte

O castelo apresenta uma arquitetura de fortificações islãmicas, já que na época, Lisboa era uma importante cidade portuária mulçumana.

O castelo tinha como função albergar a guarnição militar e em caso de cerco, as elites que viviam na cidadela (alcáçova). Não tinha uma função de residência, como muitos castelos Europeus.

O nome se deve a devoção do castelo a São Jorge, santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas, feita por ordem de D. João I, no século XIV.

In 1147, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou o castelo e a cidade aos mouros.

No final do séc. XV, foi no castelo que o rei D. Manuel I recebeu Vasco da Gama, depois da sua viagem marítima à Índia.

E, também, foi no Castelo de São Jorge, que a primeira peça de teatro Portuguesa foi representada, Monólogo do Vaqueiro com a autoria de Gil Vicente, foi apresentada para comemorar o nascimento do Rei D. João III.

Ao chegar ao Castelo, logo tem um portal com a entrada, você subirá uma ladeira e chegará na bilheteria. O valor do ingresso é 10€ por pessoa.

Residentes de Lisboa, tem entrada gratuitamediante apresentação do comprovativo de endereçode segunda a sábado e aos domingos das 10 as 14h. Para mais informações, clique aqui.

Sao Jorge's Castle – Pátio com miradouro
Sao Jorge's Castle – Vista do Rio Tejo

Recomendo que você pegue o mapa do Castelo para se localizar e saber tudo que o monumento histórico oferece para você conhecer.

Os destaques são: O Castelo, Os Vestígios do antigo Paço Real da Alcácova, o Sítio Arqueológico, uma Exposição Permanente, a Camêra Obscura e o Miradouro.

No monumento tem um restaurante para você fazer uma pausa para um café ou somente observar os muitos pavões que existem espalhados por ali. E eles são tão acostumados com a presença dos visitantes, que não saem correndo se você chegar perto.

Sao Jorge's Castle – Canhão de defesa

Para chegar ao Castelo, você pode optar por subir com o elétrico 12 ou 28, desce na paragem em frente ao Largo das Portas do Sol e continua o caminho a pé.

Ou pode optar por ir desde a baixa do chiado a pé, subindo pela Rua da Conceição e ir se guiando de acordo com as placas ou pelo gps ao chegar próximo ao Largo das Portas do Sol.

Já contei sobre o Largo das Portas do Sol, nesse post aqui, confira.

E, também, tem a opçao do autocarro 737, que a paragem fica na praça da Figueira, no Rossio. Esse autocarro termina a viagem, bem em frente a entrada do Castelo São Jorge.

O que você achou do Castelo de São Jorge, me conta aqui nos comentários. E se você ainda não conhece, espero que tenha ficado curioso para ir conhecer!

To the next! 😉

8

leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

To use avatar, sign up with your email in gravatar.com

  • Maiara Barbosa
    February 10, 2019 - 8:37 pm

    Wow, já ouvi falar taaanto desse lugar! <3
    Deve ser um passeio muito lindo, ainda mais com essa vista que se tem do alto

  • February 11, 2019 - 10:50 am

    Que dica maravilhosa. Adorei o post. Quero muito conhecer Portugal. Espero conseguir visitar esse ano. Vou esmiuçar seu blog e anotar todas as dicas!

  • Vanessa
    February 11, 2019 - 11:34 am

    Que lugar mais lindo! Acho muito legal estes atrativos que não cobram entrada de moradores locaisacho que é uma excelente forma de permitir que o próprio morador se aproprie de sua cidade. Curti muito!

  • February 11, 2019 - 4:51 pm

    Esse foi um dos lugares que mais amei em Lisboa!!! é lindo demais mesmo!
    seu post está super completo com dicas ótimas ! I loved it!

  • Camila
    February 11, 2019 - 5:58 pm

    Fiquei morrreeeeendo de vontade de conhecer! Adoro esse tipo de passeio! Ameiii! Inclusive passou do tempo de eu conhecer Portugal!

  • Paula Gabi
    February 12, 2019 - 1:05 am

    Oi Jéssica
    Adoroooo esta parte dos posts em que você conta a história! Imagina estar no mesmo castelo que o Vasco da Gama chegou, que sensação mais surreal! Quero muito visitar o castelo quando for a Lisboa!

  • Aline
    February 12, 2019 - 11:53 am

    Que legal seu blog! Ainda não fomos a Portugal, se tudo der certo iremos esse ano e queremos muito ir ao castelo de São Jorge

  • Michele
    February 13, 2019 - 10:22 pm

    Um lugar que estou ansiosa para conhecer e ver isso tudo de pertinho! Eu amei as dicas e já salvei aqui

Sign up for our newsletter!

Never miss a post and stay on top of all the news blog.

currently in:

Lisboa - Portugal
Siga @ tasaver.pt