Palácio Alverca, a famosa Casa do Alentejo

Palácio Alverca, a famosa Casa do Alentejo

No ultimo domingo fui, finalmente, conhecer o Palácio Alverca, a famosa Casa do Alentejo. Porque sempre aparecia fotos do pátio de entrada no meu feed do instagram, e eu pensava, preciso conhecer esse lugar.

E agora sim, posso falar dele pra vocês. Confira o post e as fotos na galeria.

O Palácio fica localizado no centro de Lisboa e nem todo mundo sabe disso, e acima de tudo, é super fácil de chegar. Ao sair do metro Rossio, localizado na linha verde, andamos 5 minutos, finalmente, já estavamos na porta do Pálacio Alverca.

Primeiro de tudo, logo na entrada já fiquei admirada com tanto detalhe na construção neo-arabe e nas cores escolhidas para representar o Alentejo. Fiquei uns bons minutos ali observando tudo, e claro, tirando fotos.

A construção do palácio é do século XVII, mas o traçado atual é de 1914 e feito pelo arquiteto Silva Junior. O azuleijo combina perfeitamente com a pintura e foram feitos por Jorge Colaço. 

O Palácio Alverca já foi conhecido como o Casino Majestic Club, em 1919. Era um lugar luxuoso e elitista, acima de tudo, frequentado somente pelos sócios membros da alta sociedade lisboeta. Devido a revolução de 1945, que a Casa do Alentejo, passou a ser ainda mais popular e aberta a todos os visitantes.

O nome Casa do Alentejo, veio da  Associação Regionalista Alentejana, que foi organizada para reunir os migrantes alentejanos que viviam em Lisboa. A associação promove trabalhos para divulgar e preservar a cultura alentejana, a comida e o vinho. Realizando apresentações de livros, sessões de poesia, exposições temporárias, conferências temáticas, semanas gastronómicas e muito mais. Para saber mais acesse o site: Casa do Alentejo.

Depois de vislumbrar o pátio principal, fomos em direção do segundo andar do Palácio Alverca, subimos a escada principal e nos deparamos com uma escadaria que nos leva para o restaurante e para a sala de exposições. Se eu achava que não seria mais surpreendida, me enganei totalmente.

Fui direto para a sala de exposições e me apaixonei pelas pinturas e molduras do teto, pelos vitrais e pelos lustres gigantescos, me senti mesmo num filme, enquanto estava ali, já visualizava o baile, os casais dançando e as roupas da época.

Esse passeio foi uma surpresa, adorei conhecer a Casa do Alentejo. Acho que não tem como descrever a sensação de estar num lugar com tanta história, e minha imaginação voava, como leitora compulsiva, que sou, e que ama história e filmes de época.

Espero que vocês tenham gostado do post e das fotos e ficarei muito feliz com os comentários, deixe um aqui, me conta o que achou. E se você já conhecia, me conta também 😉

Até a próxima!

 

Siga-nos:
RSS
Envie-nos um email
Facebook
Instagram

40 thoughts on “Palácio Alverca, a famosa Casa do Alentejo

  1. É tão bom passear. E conhecer lugares históricos assim, é melhor ainda. Estou gostando de te acompanhar pelo blog, quando for à Portugal vou procurar todos os lugares que apresenta.

  2. Muito bonito o Palácio Alverca, é um lugar incrível para passear, realmente não dá pra descrever a sensação de está aí nesse lugar maravilhoso, fiquei encantada com as fotos, é impressionante os detalhes, ainda não conhecia mas gostei muito de viajar aí no Palácio Alverca, bjs.

  3. Que lugar lindo! Perfeito para uma viagem de fim de ano por exemplo quando reunimos a família ou amigos próximos. Além de tudo tem muito a oferecer a quem é amante de história, como eu.
    Abraços! 😊

  4. Menina, o que é essa sala de exposições, hein? Como vc eu cheguei a visualizar um baile, casais dançando, roupas de época… tipo o baile do começo de “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen.
    Esse sim deve ter sido um passeio incrivelmente maravilhoso.

  5. Esse é o segundo post que leio sobre esse local aí e, Lisboa, então definitivamente será um lugar, onde irei visitar, caso um dia viaje para Portugal. Essa arquitetura me fascina, assim como a sua história. Excelente dica!!!

  6. Eu acho que conheço este palácio, é uma subida? Eu adorava visitar o castelo e a entrada de algum palácio…Esse não e estranho,tenho muita saudade de Lisboa.

    1. Não… acho que esse que você está falando é o Palacio da Pena em Sintra! Esse fica numa rua bem no centro de Lisboa e é lindo mesmo! 🙂

  7. Que lugar lindo. Visitar um lugar assim só nos pode fazer sentir uma verdadeira princesa, ou até rainha. Não conhecia, mas adorei os detalhes. Tudo construído ao pormenor, cheio de requinte. Adorei. Tenho que ir visitar na minha próxima ida a Lisboa.

  8. Eu adoro essa dinâmica que muitas construções árabes (ou com essa influência) seguem de uma fachada simples, quase pra ninguém “dar nada por ela”, e um interior RIQUÍSSIMO em detalhes, cores, formas e arte. Aquela caixinha de surpresa sobre a qual você nunca sabe o que esperar… Lindo, lindo, lindo!
    Adorei MUITO esse pátio da Casa do Alentejo: eu não conhecia o local, acho que nem por fotos! maravilhoso! Valeu a visita demais e suas fotos ficaram liiindas!

  9. Eu ainda não conhecia…
    Que estrutura linda! E esse interior?! Deve ser mágico ver tudo isso de pertinho.
    Às vezes temos tão fácil acesso às coisas e a gente acaba não conhecendo né? Com certeza você volta ai mais vezes para visitar e fotografar 🙂
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *