A festa mais aguardada do ano, é a festa dos Santos de Lisboa. É uma festa que tem programação durante todo o mês de Junho. E você vai entender tudo sobre essa festa aqui.

A festa dos santos de Lisboa é para comemorar os dias de Santo António, S. João e S. Pedro. Desses três, o santo mais adorado na cidade, é o Santo António, que tem o seu dia como feriado, dia 13/06.

As noites são animadas pelos arraiais nos bairros típicos de Lisboa: Castelo, Graça, Bica, Alfama, Ajuda e Bairro Alto, com muita música e dança ao ritmo das canções populares.

As ruas são enfeitadas com bandeirinhas e globos coloridos, o cheiro de sardinha assada e dos manjericos ficam espalhados pelo ar.

Santo António

Santo António é português e é protetor dos barqueiros, marinheiros, náufragos, viajantes, velhos, dos pobres e oprimidos, das solteiras, grávidas, estéreis e dos namorados.

Além de ser protetor de Lisboa, das casas e famílias, advogado das almas do Purgatório, é também a ele que muitos recorrem como intermediário para que seus milagres aconteçam.

Festa

Segundo o que António Miranda escreveu em “Ai! Vai Lisboa… Com as marchas populares”, as origens da festa estão em “ancestrais cultos pagãos”. De acordo com Miranda, “desde tempos remotos que o mês de junho é cenário para festividades coletivas e popularmente vividas por todo o país”

Antigamente a Festa dos Santos de Lisboa, eram realizadas em duas datas. Um no dia 15 de Fevereiro, que foi a data em que o corpo de Santo António foi levado para a Catedral de Pádua.

A segunda festa era realizada nos dias 12 e 13 de Junho, que é a data da morte de Santo António.

Como as festas de Junho eram as que tinham maiores celebrações, a festa de fevereiro passou a ser somente religiosa, e a de Junho passou a ter uma programação que durava o mês todo.

Arraial

A festa acontecia na Praça da Figueira, onde era realizado um arraial. Era o ponto de encontro de todos os foliões dos arraiais da cidade. As ruas ficavam cheias até ao Rossio.

Muita dança, sardinha, vinhos, grandes fogueiras. Esta grande festa aconteceram até meados da década de 1940, quando o mercado da Praça da Figueira foi demolido.

Marchas

As marchas, um dos pontos altos das Festas dos Santos de Lisboa, começaram no século XIX. Os lisboetas se reuniam em grupos para desfilar pela cidade com balões iluminados. As marchas acontecem na Avenidade Liberdade, no dia 12 de Junho.

Depois, no século XX, começaram os concursos entre os bairros típicos de Lisboa. O primeiro aconteceu em 1932 para promover o Parque Mayer. E até hoje as marchas populares são um dos pontos altos da festa.

Casamenteiro

Já os Casamentos de Santo António só começaram a acontecer no final da década de 1950, por iniciativa de Augusto Cortês Pinto.

Os casamentos eram promovidos pelo Diário Popular e patrocinados pela Câmara Municipal de Lisboa, para ajudar os casais lisboetas com maiores dificuldades financeiras a se casarem.

Era um costume os noivos receberem presentes para cômpor o enxoval da casa nova. E as costureiras da cidade oferecerem os vestidos das noiva, para depois um deles ser eleito o melhor vestido.

E até hoje os casamentos fazem parte da programação. São realizados na manhã do dia 12 de Junho, na Igreja da Sé.

Sardinhas

Como Lisboa é uma cidade banhada pelo Tejo a pesca de sardinha era comum, e por Santo Antonio ser o padroeiro dos pescadores, sempre era reservada uma parte do que pescavam para assar enquanto festejavam o santo.

Manjericos

O manjerico é conhecida como “erva dos namorados” na altura da desta dos santos.

E diz a tradição, que em Junho, os namorados oferecem as namoradas um manjerico num vaso, com um cravo colorido feito em papel, e uma pequena bandeira com um verso sobre o amor.

Oferecer um manjerico é como fazer um voto ou um pedido de namoro a cara metade.

A festa em 2019

Esse ano as comemorações começam no dia 01 de Junho. A Abertura da Festa dos Santos de Lisboa, será na Alameda.

A artista de funambulismo, Tatiana-Mosio Bongonga, atravessará a Fonte Luminosa, a 30 metros de distância do chão.

Programação a ser feita no mês de Junho é o que não falta e disponibilizámos aqui o guia completo de todos os eventos desse mês! Clique aqui.

Esse guia foi feito pela Câmara Municipal de Lisboa e tenho certeza que vocês vão adorar!

1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

  • Avatar
    Fernanda
    Junho 3, 2019 - 12:22 am

    Ameiiii o post. Super explicativo. Estou a quase um mês em Portugal e realmente não sabia de todas essas informações.

Assine nossa newsletter!

Nunca mais perca um post e fique por dentro de todas as novidades do blog.

Atualmente em:

Lisboa - Portugal
siga @tasaver.pt